sexta-feira, 20 de junho de 2008

Declaração universal dos direitos humanos

O Diogo nos explicou 2 direitos da criança e do adolecente e ele deu duas atividades. A primeira foi assim: quando ele apitava, tínhamos que entrar dentro de um bambolê. Cada criança tinha 5 pontos para perder. Quando o Diogo apitava, quem ficasse para fora do bambolê perdia um ponto. Para você entrar no arco, tinha que usar as palavras mágicas como "Por Favor, Com licença, Obrigado, etc". Na segunda atividade, ele colocou alguns bambolês no chão e nós começamos a cantar e pular. Quando ele apitava, tínhamos que entrar no bambolê. Só que ele foi tirando os bambolês do jogo. E tinha mais um problema: nenhum curumim saía, então, tínhamos que ir nos apertando e entrando nos bambolês, até que ficaram só 2 bambolês para entrar todo mundo da turma.

Atividade da Adréia sobre a Hidra

A Déia leu um pedaço da historia de Hércules em que o primo de Hércules mandou ele ir matar a Hidra, que era um dragão de 9 cabeças. Esse dragão morava em um pântano e foi dificil para Hércules matar as 9 cabeças. Ele conseguiu porque com uma mão ele cortava a cabeça e com outra colocava fogo. Assim se formava uma cicatriz. Depois ele colocou uma rocha muito pesada onde ele enterrou a Hidra e ninguém conseguiu tirar. Baseada nessa história, nós fizemos uma brincadeira. A brincadeira foi a seguinte: a Déia sorteava uma criança. Essa criança era a Hidra. Ela tinha que pegar outras 8 crianças para completar as 9 cabeças da Hidra. Cada vez que uma criança era pêga, tinha que ficar de mãos dadas e continuar a pegar as outras.

Reunião de pais - 19/06

Na reunião de pais os instrutores falaram sobre a viagem que vamos fazer para o SESC Interlagos. Falaram sobre o horário dos ônibus, que vão sair às 6 horas da manhã e chegar lá por volta das 10 horas da manhã. Retornaremos às 21 horas.
Os instrutores também falaram sobre o Encontro Pais e Filhos e também sobre as atividades que fizemos nesse semestre.

Fotos da Jussara


A Jussara tirou algumas fotos da turmas. Para que todos aparecesem, ela tirou de vários ângulos. Enquanto a gente cantava, a Jussara cantou e tirou mais fotos. Cantamos a música que se chama Zum,zum,zum e alguém tocou pandeiro. As fotos que a Jussara tirou vão ser mostradas no encontro Pais e Filhos.

A escolha dos ônibus para irmos ao SESC Interlagos

Os instrutores pararam as atividades do horário livre para escolhermos em qual ônibus queremos ir na viagem ao SESC Interlagos. Depois que escolhemos, cada um dos intrutores pegou a turma que deviam pegar e foram para as atividades.
Eu fiquei no ônibus 1 com as minhas amigas Marina, Dara e Daiana.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Opiniões sobre o Curumim

Na atividade da Jussara, ela deu uma folha e uma caneta para a gente escrever o que nós gostamos no primeiro semestre. E se a gente tivesse uma sugestão para ela dar de atividades no segundo semestre, era para escrevermos também.

Atividade Diogo sobre a paraolimpíada


Na atividade Diogo nós aprendemos sobre a paraolimpíada.O Diogo explicou que várias pessoas podem ter problemas, como faltar uma parte do corpo. A brincadeira foi assim: o Diogo mandou fazer duplas. Ele madou cada um pegar uma bola e um dos pares sentar. Depois quem ficava sentado, tinha que fechar o olho. A pessoa que estava de pé falava para pessoa que estava santada para onde ia a bola, como por exemplo para esquerda ou para dreita. A pessoa que ficava sentada tinha que defender a bola.

Continue a História


A Jussara deu uma atividade que chamava Continue a História. Ela explicou que iria começar a contar uma história e por cada um que passasse, tinha que continuar. Cada um que continuasse contando a história, tinha que ser de acordo com a parte que o seu colega estava contando, até terminar.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Votação de brincadeiras do Encontro Pais e Filhos


No dia 5 de junho os instrutores dividiram as quatro turmas para fazerem a votação do Encontro Pais e Filhos: a turma 1 com o Diogo, a 2 com a Déia, a 3 com o Everton e a 4 com a Jusara. Eles escreveram em um cartaz o número e o nome das atividades na frente e as que a gente gostava, colocavamos o número que estava na frente do nome e íamos até a urna para votar. Os curumins que tinham acabado iam até a sala de jogos.
Ainda não fizemos a contagem dos votos. Quem será que ganhou????

Viagem para São Paulo no SESC de Interlagos

Em breve teremos uma divertida viagem a São Paulo para visitar o SESC Interlagos. Espero que todas as crianças do curumin estejam presentes para conhecer São Paulo e o SESC Interlagos!

Brincadeiras Índigenas


Na atividade do Everton nós aprendemos sobre a origem dos índios . A primeira brincadeira foi assim: nós tinhamos que sair pulando com uma perna só, o Everton marcava as distância onde a gente ia pulando até chegar a linha marcada . Várias pessoas chegaram, algumas ficaram para trás, e o Everton foi aumentando mais as distâncias. Primeiro cada um pulava com o pé que conseguia. Depois, a gente pulava com o pé direito e por último com o pé esquerdo. A segunda brincadeira foi assim: nós saímos gritando sem respirar dando a volta na quadra. Essa é uma competição que os índios fazem para testar o seu próprio fôlego. O Everton conseguiu dar mais voltas na quadra e depois foi a vez da Priscila. Mas a Priscila não coseguiu chegar nem na metade da quadra. O Everton explicou mais sobre a origem dos indíos como é a vida deles. É mais dificíl do que a gente imagina. Eles têm que lavar, pescar, e fazer outras coisas para sobreviver.

Aniversariantes de maio

No dia 2 de junho aconteceu a festa dos aniversariantes de maio. Teve canja, sopa de queijo, torradas, refrigerante e bolo de chocolate.
Depois nós fomos brincar e dançar. Quando acabou a festa, nós fomos para a roda falar sobre o dia do Curumim.

Olimpíadas especiais

Essa atividade do Diogo foi muito legal.
Nós vimos algumas imagens de atletas paraolimpícos. Depois o Diogo deu dois papéis para cada criança. Primeiro você tinha que escolher algum esporte. O esporte que nós escolhíamos, nós tínhamos que desenhar um atleta paraolimpíco em um papel, e no segundo papel tinha que desenhar um atleta olimpíco com o mesmo esporte.