sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Letras com corpo


Nos começamos assim: O Diogo estava do outro lado da quadra escrevendo uma letra em uma lousa branca. Quando o Diogo falava "já" a gente corria até ele e tinhamos que fazer o formato da letra com o corpo. Depois fizemos outra atividade que foi assim: Ele separou 3 grupos de 10 criança, cada criança do grupo tinha que ir até o meio da quadra, pegar uma palavra, voltar para seu grupo e todas as crianças tinha que fazer a palavra com o corpo. Para terminar tinhamos que pegar uma palavra dentro do envelope e desenhar para o grupo adivinhar o que era.

Escrito por Josiane, 11 anos

O dia do sabão

Na atividade da Andréia nós formamos duplas e fizemos duas bricadeiras com sabão. A primeira brincadeira foi assim: as duas duplas ajoelhavam em um tapete com sabão e apostavam corrida. Na outra bricadeira as duplas sentavam no tapete. Uma das crianças ficava em pé e a outra sentada. A pessoa que estava em pé empurrava quem estava sentada, também apostando corrida. Depois disso, a Andréia deixou todo mundo brincar a vontade no tapete com sabão.
Escrito por Juliana Almeida, 11 anos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Viagem do Curumim ao SESC Interlagos

Em junho nós fomos de ônibus para o SESC Interlagos. Saímos daqui às 5 horas da manhã e chegamos lá às 11 horas. Chegando lá fomos conhecer o SESC por dentro. Seguimos uma trilha no meio do mato e no meio do caminho tinham vários brinquedos para a gente brincar. Depois nós fomos almoçar. Comemos arroz, purê de batata, quibe, tomate e para beber suco de manga. De sobremesa gelatina com danone. Quando nós terminamos o almoço, fomos brincar mais um pouco no jacaré de pedra gigante e em vários circuitos de cordas.
No final recebemos um kit com vários alimentos e entramos nos ônibus e chegamos aqui a noite.

Volta ao mundo

A brincadeira volta ao mundo foi assim: fomos divididos em 6 grupos. A Jussara era o ladrão, o Diogo, a Pricila, e o Everton davam o visto para irmos viajar pelo mundo. Em cada rodada tivemos que ir em um país diferente com as dicas dos países.
Se a gente correse ou andasse separado o ladrão vinha e apagava o visto, então nós tinhamos que pegar o visto de novo. Se isso acontecesse, perdíamos muito tempo. Quando acabou o tempo os instrutores viram quem ganhou. No final, 2 equipes chegaram em primeiro lugar. Ganhou quem ficou com mais moedas e visitou mais países.

Imagem e Ação


A Jussara fez a roda para fazer a chamada. Depois que fez a chamada falou o nome do jogo: imagem e ação. O jogo começa assim: uma pessoa do grupo joga o dado e o número que caiu você anda no tabuleiro. No tabuleiro tem várias letras que nos dão uma pista. Depois pegamos um cartãozinho e tem algumas dicas para fazer a mimica, para as pessoas adivinharem o que estava escrito no cartão. O time que acertasse primeiro ganhava os pontos e quem chegava ao final do percurso ganhava a partida. A Jú e a Pri nos ajudaram.

Contação de história e entrega do livro

O Diogo contou uma história que se chama "A história meio ao contrário". É a história de um rei e uma rainha que tiveram uma filha que era linda como um raio de sol e um dia o rei foi ver o entardecer do sol. A rainha mandou o Primeiro-Ministro dizer para o rei ir tomar o seu real banho. E ele disse que ia ficar mais um pouco vendo o sol. O Primeiro-Ministro voltou com outro recado da rainha. Ela disse para o Rei ir tomar o seu real banho porque sua real água estava quente e ele tinha que tomar banho antes que sua real água esfriasse. O Rei disse que ia ficar mais um pouquinho. A rainha mandou o Primeiro-Ministro dizer para o Rei que ela que não ia dormir com nenhum rei porcão e com esse recado pra lá e pra cá ele não percebeu que estava anoitecendo e que o sol foi abaixando. Ele saiu gritando pelo reino que o dia tinha sido roubado. O rei disse que ia tomar uma providência e mandou o Primeiro-Ministro chamar o povo para ele perguntar quem tinha roubado o dia. O Primeiro-Ministro disse que tinha sido um dragão negro que tinha roubado o dia e ele mandou o Primeiro-Ministro espalhar cartazes...
Querem saber sobre o resto da história? Leiam o livro da Ana Maria Machado, "Uma história meio ao contrário".

Escrito por Gabriela Borges Comito, 10 anos.